Saiba como surgiu o K-Pop no Brasil

Saiba como surgiu o K-Pop no Brasil

Antes do “Gangnam Style”, K-pop já atraía milhões de fãs; conheça os maiores grupos

Rádio UOL

O grupo Girls' Generation (foto) é um dos maiores expoentes do K-pop atual 

Quando um artista de um gênero musical pouco divulgado estoura nas rádios é normal que o público se baseie somente em sua obra para formar uma opinião sobre o estilo.  O fato aconteceu recentemente com o fenômeno do YouTube Psy e seu viciante “Gangnam Style” e muita gente achou que o hit fosse um  pop tradicional ou música coreana. Psy, como muitas outras bandas de sucesso, faz parte do gênero musical conhecido com K-pop.

O estilo surgiu na década de 1990 e denomina as músicas pop da Coreia do Sul que geralmente trazem uma mistura com vários ritmos – R&B, rock e pop bubblegum (mistura de pop e soul). Com músicas dançantes, clipes cheios de coreografias e artistas com um visual superproduzido, o estlilo tem representantes com fama internacional, caso dos grupos Shinee, Girls' Generation, Big Bang, Super Junior, 4Minute, Wonder Girls e 2NE1.

As meninas do Girls' Generation, por exemplo,  atingiram cerca de 100 milhões de visualizações no YouTube com o vídeo de “Gee”. Já os meninos do Big Bang alcançaram a marca de mais de 60 milhões de views com “Fantastic Baby”. Atualmente, no ranking  “World Albums” da Billboard, a boyband Shinee está em segundo lugar com o disco “Dream Girl: The Misconceptions Of You''.

Os grupos de K-pop costumam cantar versos em inglês e em coreano. Um dos motivos dessa questão bilíngue é atingir um número maior de fãs, uma vez que uma das línguas mais faladas no mundo é o inglês e o mercado norte-americano é um dos maiores consumidores de música.

Para entrar no clima do K-pop, separamos o clipe da música “Gee” das meninas do Girls' Generation. 

 


 

Agora, se você acredita que alguns clipes norte-americanos são irreverentes, assista à dançante “Fantastic Baby” dos rapazes do Big Bang. 

 

 


 
Assim como o K-pop, o J-pop é outro estilo extremamente famoso na Ásia e que também tem milhões de seguidores no continente.  Proveniente do Japão, esse termo é usado para um tipo de música voltado principalmente para os jovens. Inicialmente o estilo era chamado apenas de pop, mas nos anos 90 começou a ser chamado desta maneira com a popularização da internet.

Entre os artistas mais famosos e vistos do J-pop Namie Amuro, Hikaru Utada, Maki Goto, Kat-Tun, Nana Kitade e Koda Kumi (que já fez uma parceria com a Fergie, da banda The Black Eyed Peas).

Assista ao clipe do SE7VEN, que conta com a participação da Lil' Kim e entre no clima do K-pop:

  

 

Se você gostou dos gêneros e acredita que será impossível ver um show de algumas bandas, pode mudar de ideia. Muitas já fizeram shows no Brasil e América Latina, caso do Ailee, Baechigi, Kim Hyun Joong, BEAST, G.na e 4Minute.

Créditos a http://radiouol.blogosfera.uol.com.br/2013/03/07/antes-do-gangnam-style-k-pop-ja-atraia-milhoes-de-fas-conheca-os-maiores-grupos/